quarta-feira, 21 de setembro de 2011

RPG no combate a D.O.R.T.

RPG no combate a D.O.R.T.





A D.O.R.T. - Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho - atinge um número considerável de trabalhadores causando prejuízos físico, psíquico e econômico. Dentre estas doenças estão: tendinite, tenossinovite, lombociatalgia, cervicalgia, bursite, dores musculares e outras. O combate a D.O.R.T.envolve a participação de uma equipe multidisciplinar formada por ortopedistas, fisioterapeutas, psicólogos, engenheiros e técnicos de segurança no trabalho, ergonomistas e outros, que visam melhorar as condições de trabalho. Em meio a estas condições devemos considerar a postura do trabalhador como ponto de destaque.

As alterações posturais como: escoliose, hipercifose, retrações musculares e desalinhamentos articulares etc, associadas ao tipo de atividade do trabalhador predispoem o desenvolvimento das D.O.R.T. Desta forma, quando o trabalho de RPG (Reeducação Postural Global ) for iniciado antes do surgimento dos primeiros sintomas terá uma abordagem preventiva importante do ponto de vista humano e econômico. Após o surgimento dos sintomas que podem ser agudos ou crônicos, a abordagem passa a ter o caráter curativo, porém essencial, juntamente com a fisioterapia convencional e o trabalho de toda equipe.

A RPG busca o reequilíbrio postural através do alongamento de cadeias musculares em sessões semanais, com o objetivo de atenuar o desgaste ou sobrecarga nos vários seguimentos corporais que com o passar dos anos vão se agravando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail