sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FRATURA DO TALUS

FRATURA DO TALUS
--------------------------------------------------------------------------------




O que é o Talus?

É um osso que tem o formato de um cubo e fica entre o osso calcâneo (osso do calcanhar) e os ossos da perna (a tíbia e a fíbula). Grande parte dele é coberto por uma cartilagem macia que gera amortecimento e permite movimento entre esses ossos.
Por ser um osso central da articulação do tornozelo quando fraturado ele pode impedir que o indivíduo ande e sustente seu próprio peso.







Quais os sintomas?

Essa fratura causa dor intensa, edema grande e incapacidade de sustentação de peso. Como esses sintomas são muito parecidos com os sintomas de um entorse de tornozelo, é importantíssimo procurar um ortopedista o mais rápido possível. O médico providenciará um Raio-X para verificar a existência de fratura. lembrando sempre que a primeira atitude a ser tomada é colocar gelo na articulação e restringir o apoio com o pé lesionado.



Causas de uma fratura de Talus?

Na maioria das vezes essa fratura é traumática, geralmente resulta de uma queda com altura grande ou um impacto grande e direto no tornozelo, geralmente em acidentes automobilísticos. Também é comum em atletas, por causa dos entorses e em praticantes de snowboard.



Qual o tratamento?

O tratamento depende do grau da fratura, quando ela é pequena e não tem desvios entre os fragmentos quebrados. a consolidação ocorrerá com o uso de um imobilizador por 68 semanas, com o auxílio de muletas para não colocar peso na articulação lesionada.

As fraturas mais graves, que apresentam desvios ou muitos fragmentos ósseos , necessitam de cirurgia para reduzir os desvios e fixar o osso com placas e parafusos, para que esses fragmentos fiquem na posição correta até que aconteça a consolidação .

Este osso tem uma particularidade que é a irrigação arterial única através da região distal, sendo que com a fratura a irrigação sanguínea da parte proximal fica comprometida, podendo levar a uma osteonecrose ou necrose avascular. Esta complicação da fratura é grave e pode levar a uma artrose futura.



Quando retornar ao esporte?

Indivíduos que sofreram fraturas leves, após 6-8 semanas de imobilizador e sem colocar o peso neste pé, iniciam a fisioterapia para recuperar o movimento e a força dos músculos que atuam nessa articulação.

Se a fratura foi grave e o paciente passou por cirurgia, o tempo de recuperação com imobilizador e muletas pode aumentar para 12 semanas. Após esse período o paciente também inicia a fisioterapia, com os mesmos objetivos.

Um comentário:

  1. OLA, DOUTOR LUCAS MENDE HA UM ANO E QUATRO MESES SOFRI UMA GRAVE LESÃO NO PÉ DIREITO COMO FRATURA DO TÁLUS E O ROMPIMENTO DO TENDÃO DE AQUILES FIZ A CIRURGIA E TUDO, JÁ ANDO SEM A AJUDA DE MULETAS, MAS APÓS CIRURGIA O MÉDICO COLOCOU O MEU PÉ DIREITO DOBRADO NO SENTIDO DO LADO ESQUERDO, PERGUNTEI A ELE O MOTIVO DELE TER POSTO O MEU PÉ TORTO E ELE FALOU QUE SERIA UMA POSIÇÃO DE SEGURANÇA. ATÉ AI TUDO BEM, SÓ QUE DEPOIS DOS QUATRO MESES DE IMOBILIDADE FUI DIRECIONADO A FISIOTERAPIA ONDE ENCONTREI DIFICULDADE DE VOLTAR O MEU PÉ PRO LUGAR CERTO, HOJE AINDA PISO COM A FACE LATERAL DO PÉ NÃO TIVE UMA MELHORA ACENTUADA NO MEU QUADRO ÁLGICO, A FIBROSE TEM SIDO UMA DAS PRINCIPAIS VILÃS DO MEU QUADRO POIS AO TOCAR NOS NERVOS DO PÉ SINTO-OS COMO SE FOSSEM UM PEDAÇO DE PAL (RÍGIDOS) OUVI FALAR QUE O BOTOX É UM AUXILIAR PRA QUEBRA DESSAS FIBROSES E QUE JÁ VEM SENDO USADA EM PESSOAS COM FRATURAS E QUE TEM ESSA MESMA DIFICULDADE!!! GOSTARIA DE OUVIR SUA OPNIÃO A RESPEITO DO ASSUNTO ABORDADO FICAREI IMENSAMENTE AGRASECIDO CASO O SENHOR ME RETORNE MEU EMAIL É: augustoedsongl@hotmail.com

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail