Dor nas costas pode ter relação com falta de nutrientes na coluna, diz estudo
O primeiro passo é combater o problema da nutrição para recuperar as funções do disco degenerado
A pressão sobre os discos reduz seus nutrientes e pode iniciar degeneração As dores nas costas acometem mais da metade da população mundial e os problemas, muitas vezes, são relacionados a má postura e ao condicionamento físico individual. Agora uma pesquisa realizada na Espanha sugere que a dor nas costas pode ter relação com a falta de nutrientes.
De acordo com a pesquisa do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), a pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso pode danificá-los ao reduzir o fluxo de nutrientes até eles.
Os resultados só foram possíveis por meio de modelos computadorizados dos discos humanos. Os cientistas estudaram os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre os discos na parte inferior da coluna.
Para os especialistas, as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente a quantidade de glicose e ácido láctico presentes no disco. Segundo eles, é preciso que as células tenham glicose, entretanto o excesso de ácido láctico pode ser prejudicial, já que interrompe a nutrição e pode gerar um processo degenerativo.
É preciso então, de acordo com um dos responsáveis pelo estudo, Jerome Noailly, restaurar o volume de água e do disco. “Um disco degenerado é como uma esponja murcha que precisa voltar a seu tamanho normal”, explica o cientista.
“Muito bem observada a questão do excesso. A carga normal auxilia, mas o excesso é prejudicial ao disco. Assim, vale a ressalva que o sedentarismo não faz bem, mas exercício em descontrole também”, diz o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail