sexta-feira, 11 de março de 2011

Gelo ou calor?

Gelo ou calor?
Publicado em fevereiro 1, 2011 por tatipilates
Eu costumo dizer aos meus pacientes que o “GELO” é sempre uma garantia… é bom para tudo, vai atuar como um anti-inflamatório e vai ajudar a relaxar a musculatura pelo efeito anestésico que ele tem. Essa terapia é chamada de CRIOTERAPIA e vai reduzir a dor, o espasmo muscular, diminui o metabolismo e o fluxo sanguíneo bem como o edema, entre outros… Porém algumas pessoas não suportam a dor causada pelo gelo e não consegue deixá-lo o tempo suficiente para que ele faça o efeito desejado, e nesse caso, poderá ter um efeito contrário. Isso mesmo, nos primeiros minutos o corpo pode tensionar devido a dor e se você tirar o gelo nesse momento, a musculatura contraída poderá aumentar a inflamação dos nervos.

Para que isso não aconteça é importante que você mantenha o gelo por mais de 12 minutos. Exceder 20 minutos poderá também causar um efeito contrário de vaso dilatação, visto que a idéia de colocar o gelo é de vaso constrição, onde os vasos e veias irão desinchar… você deverá ficar atento ao relógio para que a aplicação fique entre 12 e 15 minutos dependendo a área de aplicação (por exemplo 12 em dedos onde a área é menor).

* Como preparar a bolsa?

Você pode usar um saco plástico sem furo, coloque uns 4 ou 5 cubos de gelo e preencha com água. Essa água gelada irá aderir melhor a sua pele, aumentando a superfície de contato. Algumas pessoas com a pele mais sensível pode colocar uma toalha fina ou um papel toalha para evitar queimadura na pele.

* Qual a diferença do gelo e do calor (termoterapia)?

O gelo é muito eficiente em inflamações de nervos e em lesões onde houve um rompimento de veias e artérias causando o inchaço. Nesses casos o calor poderia aumentar o inchaço, por isso ele só é indicado após 48 horas de ocorrido o trauma. O calor vai ajudar no relaxamento muscular, melhorando a mobilidade dos músculos, tendões e ligamentos.

Em casos de dor crônica eu aconselho a utilização dos 2. Você faz primeiro a compressa gelada para tratar o nervo, e depois que a temperatura da pele já voltou ao normal, faz a compressa quente. Até mesmo o toque suave das mãos poderá ajudar a relaxar a musculatura.

Qualquer dúvida, é só perguntar!

Um abraço,

Tatiana Matsuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail