terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Prevenção de lesões esportivas

Prevenção de lesões esportivas


Tecnologia digital promete, a curto prazo, oferecer resultados mais consistentes e progressivos, diminuindo lesões por estresse, por exemplo e a longo prazo, maior vida útil do atleta profissional ou amador.

A procura cada vez mais precoce de diferentes modalidades esportivas e o alto nível de competitividade dos esportes, que antigamente eram considerados recreacionais, tem produzido um número cada vez maior de lesões do aparelho locomotor e dentre as mais freqüentes estão as lesões musculares.

Para minimizar as chances de lesões e orientar em tempo real atletas profissionais e amadores, técnicos e treinadores, o Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, disponibiliza uma tecnologia de última geração capaz de analisar rapidamente o movimento e o gesto esportivo.

Esta atividade está apoiada em um software, que tem o objetivo de analisar os movimentos e os ciclos de movimentos do atleta, detalhando visões bidimensionais multiplanares de forma simples para uma comparação visual mais rápida e segura. Inclusive com a sobreposição das imagens do próprio atleta ou de um outro que sirva de modelo.

É analisada a sobreposição dos movimentos e a mecânica do gesto esportivo do atleta. "A sobreposição de imagens é apenas uma das ferramentas do software. O objetivo principal é analisar os detalhes do movimento do atleta com uma série de ferramentas, como: sobreposição de imagens, stromotion, angulações e tempos, com visões bidimensionais", afirma Bruno Serafim da Luz, Supervisor do Setor de Análise do Movimento do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

"Um dos principais diferenciais do software é que ele avalia o atleta em qualquer ambiente. A análise é imediata, ou seja, não há necessidade de um extenso processamento de dados. O atleta ou treinador vê o movimento imediatamente de forma continua ou frame by frame, comparando e sobrepondo o movimento realizado com uma seqüência de imagens de outros atletas ou treinadores ou dele próprio entendendo o que fez de correto ou não", esclarece Dr. Moisés Cohen, Professor Livre-Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp e Diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

O novo programa digital promete, a curto prazo, oferecer resultados mais consistentes e progressivos, diminuindo lesões por estresse, por exemplo e a longo prazo, maior vida útil do atleta profissional ou amador. "A facilidade de aquisição e tratamento das imagens permite que uma pessoa esteja do outro lado do planeta, tenha sua "performance" analisada e devolvida em tempo real para o cliente", completa Bruno.

"A intenção do Instituto Cohen é manter a liderança apoiada em tecnologias comprovadas, pois 60% dos medalhistas de ouro dos USA dos jogos de inverno treinam com este equipamento e em pessoas capacitadas para transformar dados não apenas em informações, mas em conselhos e orientações, conclui Dr. Cohen.

A seguir, o Supervisor do Setor de Análise do Movimento do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, Bruno Serafim da Luz esclarece as principais dúvidas sobre o novo programa:

1. Qual o objetivo e qual a finalidade desse serviço?

Esse software é um programa de análise de movimento utilizado para melhorar a performance através da comparação em tempo real de uma seqüência de movimentos do próprio atleta ou de uma seleção de imagens. Ele tem o objetivo de analisar as sobreposições dos movimentos e os ciclos de marcha do atleta, detalhando visões bidimensionais de forma simples para uma comparação visual mais rápida e segura.

2. Quais os benefícios?

O atleta efetivamente vê o seu movimento e não apenas linhas e gráficos. A apreensão do que é preciso fazer é imediata, pois ele não recebe apenas orientações, mas também visualiza a própria imagem.

3. Quais os principais diferenciais?

Os diferenciais são: baixo custo, rapidez, pode ser realizado no local de treinamento, pode ser analisado de forma "remota" e em tempo real desde que atleta ou treinador tenham um laptop e uma conexão de Internet.

4. Quais as modalidades que podem ser analisadas por esse programa?

Nos Estados Unidos, virtualmente, todas as modalidades olímpicas, esportes de inverno, baseball e futebol americano profissional e universitário. No Brasil, o foco inicial esta dirigido para Golfe, Tênis e Natação.

As análises efetuadas são direcionadas a conseguir a melhor biomecânica com o melhor resultado ou seja obter a naturalidade do movimento, evitando estresse e desgaste prematuro. O atleta passa a ter mais consistência no movimento e pode adicionar potência de forma gradual, e não simplesmente ter um golpe potente eventual sobrecarregando músculos e articulações. "Melhorando a execução do gesto, além de prevenir lesões, o atleta obtém também uma melhora no seu desempenho", conclui Bruno.

Em breve confira no link OUÇA aqui no MidiaSport entrevista com o Supervisor do Setor de Análise do Movimento do Instituto Cohen, Bruno Serafim da Luz.

Fonte: Instituto Cohen de Ortopedia, traumatologia e Medicina do Esporte - Parceiro MidiaSport


Fonte: Instituto Cohen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail