Muay Thai é um esporte tão violento?
Dentro do trabalho que a equipe da Fisioterapia Personalizada realiza com os atletas de Muay Thai, foi feito um levantamento das principais lesões que acometem os praticantes desta modalidade com o intuito de desmistificar a quantidade e gravidade das lesões, quebrar o preconceito existente em torno deste esporte e dar embasamento científico aos dados apresentados à população.
Ao estudar as lesões decorrentes da prática do Muay Thai, percebe-se uma escassez de estudos que nos mostrem dados para caracterização da modalidade no âmbito das lesões.
Atletas de baixo nível técnico, ou seja que são de menor graduação apresentam um maior risco de se lesionar, Foram apresentados ( 26%) das lesões em praticantes de faixa branca e (22%) em faixa vermelha. Estes níveis são considerados níveis iniciante pela Confederação Brasileira de Muay Thai.
A ação de desferir um golpe foi o mecanismo de lesão mais encontrado neste estudo com (90,2%), este fato pode ser decorrente do grande número de movimentos de membros superiores e principalmente de membros inferiores exigidos para um ataque.
A lesão mais freqüente foi a luxação, seguida da contusão.
O alto índice de atletas que relataram ter sofrido luxação pode ser questionado, pois a falta de informação e banalização do conceito de luxação coloca esta alta incidência em prova, já que este estudo é independente de diagnóstico médico.
Se comparado com outros esportes, as lesões encontradas decorrentes da pratica do Muay Thai, não afastam o atleta ou o praticante por muito tempo dos treinamentos se comparado com lesões típicas de outros esportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail