Lesões ortopédicas aumentam no verão
Publicado por Marcos Vinhal Camposem 24 de dezembro, 2007Atenção nas férias: Lesões ortopédicas aumentam no verão.
A prática de exercícios físicos somente em alguns períodos do ano faz aumentar os casos de lesões ortopédicas.
Com a chegada do verão, incentivados pela busca do corpo perfeito ou pelo lazer, aumenta o número de pessoas que decidem iniciar a prática de exercícios físicos. A empolgação que motiva essas atividades, sem a orientação de um profissional, pode vir acompanhada de lesões ortopédicas como luxações, contusões e até fraturas.
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz observa elevação nos casos de lesões ortopédicas durante o verão, com picos de atendimentos no início da semana. As atividades desenvolvidas pelas crianças e adolescentes nas férias, além do aumento do número de pessoas que praticam exercícios aos finais de semana sem orientação, representam alta no pronto atendimento ortopédico do Hospital. Parte destes casos pode ser evitada, se forem tomados cuidados básicos no início das atividades, como alongamento.
Segundo Dr. Roberto Santin, especialista em ortopedia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ao alongar a musculatura, aumenta-se a amplitude de movimento das articulações. “Quanto mais alongado um músculo, maior sua flexibilidade, prevenindo o corpo de traumas e lesões, deixando-o com maior elasticidade e agilidade. Por isso do perigo da realização de exercícios físicos apenas em algumas épocas do ano”, esclarece o médico.
O alongamento também é recomendado para quem irá passar por longos períodos de viagem, pois muitas horas em uma única posição podem causar problemas na circulação como formigamentos e trombose. Por isso é recomendado que a cada duas horas seja feita uma parada para uma breve caminhada.
“A realização de atividades físicas é muito importante para uma melhor saúde e qualidade de vida, no entanto, a prática dessas atividades em uma única época do ano pode causar sérios problemas, principalmente, se não forem acompanhadas por um especialista”, destaca o Dr. Santin.
Informações
LVBA Comunicação
Bruno Carramenha – Tel: (11) 3039-0664 – bruno.carramenha@lvba.com.br
Edna Lira – Tel: (11) 3039-0678 – edna.lira@lvba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail