terça-feira, 29 de junho de 2010

A Lesão do Ligamento Colateral Tibial do Joelho

A Lesão do Ligamento Colateral Tibial do Joelho
--------------------------------------------------------------------------------





O que é o Ligamento Colateral Tibial?
O ligamento colateral tibial (LCT) é um dos quatro principais ligamentos responsáveis pela estabilidade crítica do joelho. O ligamento é formado de tecido fibroso e funciona como um limitador do movimento excessivo da articulação. Os quatro maiores estabilizadores do joelho são os ligamentos cruzados anterior, posterior e os colaterais tibial e lateral.
O ligamento colateral tibial estende-se do fêmur à tíbia e tem a função de resistir às forças que tendem a abrir a face interna (medial) do joelho durante os movimentos.



Como ocorre a lesão do LCT?
Um dos mecanismos da lesão do LCT é o impacto direto sobre a parte externa (lateral), provocando uma alavanca na face medial do joelho. Este mecanismo ocorre quando alguém ou algum objeto atingem a face lateral do joelho, provocando um estiramento do LCT. Outro mecanismo de ação também freqüente ocorre quando o atleta pisa sobre uma superfície irregular (buraco, desnível), gerando uma força de abertura na face medial do joelho.
O LCT tende a resistir ao máximo às forças que agem no sentido de provocar a abertura medial (interna) da articulação, mas dependendo da intensidade das forças que agem sobre ele, o ligamento pode se romper.
As lesões do LCT podem ser isoladas ou acompanhar outras lesões do joelho (menisco, cartilagem, ligamento cruzado anterior).



Quais são os sinais e sintomas mais freqüentes das lesões do LCT?
No momento da lesão, pode-se sentir ou até ouvir um estalo acompanhado de dor súbita localizada na região do ligamento na face medial do joelho, seguida de uma incapacidade de continuar a correr ou mesmo de apoiar o pé no chão.
Pode surgir inchaço ou até formação de hematoma decorrente da lesão, o que leva à dificuldade para flexionar ou estender o joelho completamente.



Como a lesão do LCT é diagnosticada e tratada?
As lesões de LCT causam freqüentemente um desconforto na parte medial do joelho, com sensação variável de instabilidade ou dor ao pisar. Tais sintomas geram restrições da prática de esportes, o que leva o atleta a procurar um médico.

O diagnóstico se faz a partir dos dados da história e de um exame físico minucioso com a realização de testes especiais. As Radiografias e mais especificamente a Ressonância Nuclear Magnética são exames úteis para a confirmação diagnóstica e identificação de outras lesões não previstas no exame clínico.

Os sintomas tendem a se correlacionar com a gravidade da lesão numa escala de 1a 3.

Grau 1: Estiramento – Sintomas mínimos com retorno aos esportes em 2 a 3 semanas

Grau 2: Rotura incompleta - Sintomas de instabilidade leve, com dor e inchaço moderados e freqüentemente necessário o repouso e imobilização com órteses (imobilizador) por um período de 3 a 4 semanas.

Grau 3: Rotura completa - Sintomas de instabilidade intensa, com dor e inchaço importantes e tratamento com repouso e imobilização com órteses (imobilizador) por um período de 6 semanas.

Após o período de cicatrização do ligamento a fisioterapia deve ser iniciada com movimentação progressiva do joelho e introdução de atividades de fortalecimento e alongamento. Raros são os casos que necessitam de tratamento cirúrgico.

4 comentários:

  1. Sensacional. Muito bom o artigo! Esclarecedor e de muita valia.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. através de um exame de ultrassonografia foi diagnosticada uma tendinopatia do patelar em meu joelho esquerdo mas pesquisando este artigo constatei q apresento estes sintomas e já estou a oito meses com este problema sem poder praticar o futebol meu esporte

    ResponderExcluir
  3. parabens pelos informes foi de boa valia, estou me recuperando, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. o meu joelho esquerdo sempre deu um estalo ,quando eu era atleta os médicos sempre falaram que era so um estalo e que não iria prejudicar em nada e hoje ele estala e esta doendo , sendo que quando eu vol descer uma escada ele fica doendo muito.

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail