Conhecido entre os leigos como “peito de sapateiro”, ”peito escavado”, “tórax escavado” é uma deformidade em depressão do esterno e cartilagens costais inferiores, eventualmente acompanhada de deformidade da extremidade anterior das costelas na sua articulação com as cartilagens costais.
EcocardiogramaA compressão do coração pela parede torácica pode deformar o anel mitral ou câmara ventricular e produzir o prolápso da válvula mitral nestes pacientes.FisioterapiaA Fisioterapia pode ser de ajuda no tocante à correção postural destes pacientes bem como em relação a escoliose/cifose dorsal que se encontra associada em um grande número de pacientes. A Reeducação Postural Global (RPG) pode colaborar no pré e pós operatório ou nos pacientes com defeito mínimo, que não tenham indicação cirúrgica, para correção postural.
Deformidades discretas devem ser observadas e as crianças orientadas a ter uma vida normal, sendo indicada a natação como o exercício mais completo.
Os portadores de pectus excavatum podem também tentar a utilização do método de remodelação dinâmica da caixa torácica pelo uso da órtese Compressor Dinâmico de Tórax e realização concomitante de exercícios prescritos pelo médico, detalhado em www.orthopectus.com.br.
Trata-se de um método de correção lenta e gradual da caixa torácica, que envolve muita dedicação e persistência por parte do paciente, além do acompanhamento médico tanto ortopédico quanto cardiológico na Síndrome de Marfan".
Indicação Cirúrgica
Na grande maioria das vezes a indicação cirúrgica é estética. Raramente a indicação é por limitação funcional ou estrutural do coração ou pulmões que quando comprovadas por exames complementares a corroboram. Implicações psicológicas e sociais devem ser consideradas para a indicação cirúrgica.
Associação Marfan - Brasil – Estudos sobre síndrome de MarfanTelefone (11) 3887-9168
tenho 15 anos e me encontro nesse perfil,so que não tenho acompanhamento medico, o que devo fazer?
ResponderExcluirBom Dr.
ResponderExcluirSou Davi Tenho 18 anos + ou - 1,90 de altura 70,00 Kg, e tenho Pectus Excavatun acho que me encacho no PECTUS EXCAVATUM SIMÉTRICO, comparando com imagens que vi, e como todos que essa deformidade tenho um pouco de vergonha por isso, fiz aguns exames e foi constatado que essa minha deformidade nao esta prejudicando minha saude, mas esteticamente me sinto mal...
Dr, oque voce me aconselharia: Cirurgia de Por exemplo NUSS ou colocação de proteses de silicone acompanhado com academia??
Peço Por Gentileza que me Responda se Possivel pelo meu e mail. davirecupere@hotmail.com
Fico aguardando resposta e muito grato,
E Parabéns pelo Blog