segunda-feira, 13 de julho de 2009

JOELHO PREVINIR P/NÃO REMEDIAR

O joelho é uma das articulações mais lesadas de todo o corpo, principalmente em indivíduos que praticam atividade esportiva. Esta articulação parece ser bem simples, mas é de alta complexidade devido a exigência de sua biomecânica.
O joelho é elaborado para dar mobilidade e estabilidade, realizar o movimento de dobradiça para flexionar e estendê-lo e ainda suportar todo o corpo quando o indivíduo esta em pé.
É extremamente importante para atividades funcionais como andar, correr, sentar, subir e descer escadas. A articulação do joelho é composta da patela (antiga rótula) que consiste em aumentar a eficiência dos músculos do quadríceps e proporcionar proteção óssea anterior ao fêmur e de dois grandes ossos do corpo humano (tíbia e fêmur) que funcionam como uma alavanca que gera uma força muito grande e portanto deve possuir uma certa estabilidade. Esta estabilidade divide-se em:

Estabilidade estática (passiva)
- compreende os ligamentos colaterais medial (parte de dentro) e lateral (parte de fora), os ligamentos cruzado anterior e posterior e os meniscos.

Estas estruturas são responsáveis por dar estabilidade ao joelho garantindo sua total mobilidade.

Estabilidade dinâmica (ativa) - é mantida pelos músculos da porção anterior (frente) da coxa responsável pela extensão do joelho (quadríceps) e pela porção posterior (atrás), que garante a flexão do joelho através dos músculos isquiotibiais.


É muito importante a associação entre ligamentos e músculos para preservar a estabilidade do joelho.
Para isso é importante manter uma boa musculatura para a prática de atividade esportiva. Isto não quer dizer que é necessário ficar numa sala de musculação fazendo levantamento de peso e adquirir um quadríceps enorme para ganhar a proteção do joelho. Muitas vezes, isso é até prejudicial, principalmente para as lesões do tipo degenerativas. O significado da musculatura adequada não é a hipertrofia, e sim funcional, ou seja, ágil e coordenada (Gonçalves, 2001).
Fisioterapia Esportiva tem um papel fundamental, muitas vezes esquecido, principalmente no aspecto preventivo, como por exemplo, um trabalho localizado de fortalecimento, alongamento, controle muscular, antes do atleta iniciante começar uma planilha de corrida. Um começo mal elaborado pode levar o indivíduo a ter futuras complicações do aparelho locomotor.
Um outro recurso utilizado no aspecto preventivo pelos fisioterapeutas é um teste de avaliação isocinética ou dinamometria computadorizada, conhecida também como Cybex, que é um teste da capacidade muscular através de uma máquina semelhante com as de musculação, controlada por computador, verificando a força, potência, resistência, de ambos os membros de acordo com a idade, peso, altura e etc, a fim de diagnosticar algum desequilíbrio muscular.


Dr. Leonardo Signorini CREFITO 3 / 41565–F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail